segunda-feira, janeiro 17, 2011

A história de Padre Damião


Jozef De Veuster que se tornou Padre Damião ou São Damião de Molokai nasceu no dia 3 de Janeiro de 1840, na Bélgica, e morreu no dia 15 de Abril de 1889, com o corpo e o rosto desfigurados pela lepra. Declarado bem-aventurado pelo papa João Paulo II e santo por Bento XVI, a figura deste missionário continua suscitando perguntas sobre a radicalidade de sua entrega.

Enviado para o Havaí, Damião deixa o porto de Brema, na Alemanha, em 1863. Distribui seu retrato aos familiares, sabendo que nunca mais iria revê-los, e carrega consigo somente um pequeno crucifixo, único companheiro de sua vida missionária. A entrega total de sua vida a Deus e à causa missionária começa já neste momento da saída definitiva, para não voltar mais. A missão é sempre um caminho sem retorno. Arrebatado pelo amor de Jesus, o missionário vive completamente pelo Reino. Quando, em 1873, o bispo Maigret convoca os missionários e revela sua preocupação e dor pela situação de miséria e abandono em que se encontravam os leprosos na ilha de Molokai, Damião se oferece, como o primeiro, a pisar naquela ilha maldita. A lepra, naquele tempo, era um verdadeiro terror para todos.


Quem se contagiasse deixava de fazer parte da sociedade civil e era totalmente segregado. Os leprosos daquela área eram obrigados a procurar Molokai e viver como animais, até a morte. Damião chega à ilha no dia 10 de maio de 1873. Um grande grupo de leprosos aproxima-se e ele não hesita em apertar a mão de cada um. Bem cedo, torna-se a única esperança daqueles pobres. Ama-os e identifica-se com eles. Começa sempre seus discursos com as palavras: nós, leprosos. Ainda não sabe que, mais tarde, isso será realidade também para ele. Ajuda a organizar a comunidade dos leprosos e a garantir-lhes uma dignidade.

Esta completa dedicação faz-se amor sem limites. Compartilhando a vida dos excluídos, luta para que não vivam como animais. A dedicação faz o missionário solidário. Morre leproso e abandonado com seus amigos leprosos.

Curiosidades

Para ambas comunidades latina e oriental da Igreja Católica, Damião é venerado como santo, cujo é sagrado e digno de veneração pública e invocação. A comunidade anglicana como outras denominações do Cristianismo como o Espiritismo, Damião é considerado o Pai dos hansenianos. Santo Patrono da Diocese de Honolulu (Havaí), é celebrado o dia do Padre Damião, 15 de abril. Após sua beatificação pelo Papa João Paulo II em Roma no dia 4 de Junho de 1995, foi concedido um dia de festa memorial ao abençoado Padre que é celebrado no dia 10 de Maio, data da sua chegada na Ilha de Molokai.

Em 2005, Damião foi homenageado com o título de De Grootste Belg, escolhido como "A melhor pessoa Belga" ao longo da história do país em pesquisa realizada pelo serviço de radiodifusão do público flamengo (Holandês), VRT. Ao mesmo tempo, ele ficou em terceiro lugar como "A melhor pessoa Belga" pelo canal de televisão francês RTBF.

Há instituições de combate a hanseníase na Irlanda como Blessed Society Damien (Comunidade Abençoada Damião).

O ministério de Damião em devotamento aos hansenianos foi exemplicado como a sociedade deve agir aos portadores da doença HIV/AIDS. Muitas clínicas e centros de tratamento desta doença carregam seu nome. Existe uma capela que é intitulada pelo seu nome; é dedicada as pessoas que tem AIDS na cidade Hollywood (Estados Unidos) . Segue foto abaixo da imagem de Padre Damião na Igreja St. Thomas the Apostle Hollywood na Califórnia






















Padre Damião é considerada uma pessoa importante na história do Havaí. Abaixo segue uma foto da Estátua de Padre Damião e uma réplica dessa estátua e exposta no National Statuary Hall Collection no Estados Unidos.

















Padre Damião pode ser visto nessa foto abaixo com as garotas do Coro Kalawao em 1870.

Também há um filme sobre a vida de Padre Damião, segue o link para a compra do DVD no submarino: http://www.submarino.com.br/produto/6/21345395/damiao,+o+santo+de+molokai?menuId=766#A1

Sinopse

Este filme tem como cenário o lindo arquipélago do Havaí, no Pacífico Norte. Molokai é uma ilha, isolada do resto do arquipélago, que na época era destinada às pessoas que contraiam a lepra. Ali elas ficavam isoladas até a morte. O filme narra a verdadeira e emocionante história de Padre Damião, jovem sacerdote belga, que dedicou a sua vida aos leprosos na ilha de Molokai. Com fé e amor, Damião levou o conforto da religião aos necessitados, além da certeza de que a solidariedade e a compreensão são um terreno fértil onde germina o respeito à dignidade humana. O padre Damião nos mostra que o amor não conhece obstáculos ou fronteiras, mesmo em condições precárias com pessoas mutiladas e destruídas pela lepra.

Um comentário:

La Sonambula disse...

Muito linda e comovente a história de Padre Damião! Obrigada por compartilha-la. Beijo